
UBS eleva recomendação de ações brasileiras de neutra para “overweight”
O banco suíço UBS revisou sua recomendação para o mercado acionário brasileiro, elevando-a de “neutra” para “overweight” (equivalente a compra), em relatório divulgado nesta segunda-feira (23). A decisão está ancorada na expectativa de encerramento do ciclo de aperto monetário e nas projeções políticas para os próximos anos.
Fim do aperto monetário
Segundo os analistas do UBS, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa Selic para 15% deve ter sido a última alta deste ciclo. A instituição trabalha com a possibilidade de início da flexibilização monetária em abril de 2026.
Potencial de valorização
Mesmo com a recuperação de 13% registrada pelo Ibovespa em 2025, o UBS aponta que os múltiplos do mercado brasileiro ainda estão 28% abaixo da média dos últimos dez anos. O banco destaca que o movimento de recuperação ocorre após uma queda de 40% nas ações ao longo de 2024. O relatório também destaca o cenário político como fator relevante para o otimismo com os ativos brasileiros. Segundo o UBS, a atual percepção de “baixa popularidade do governo Lula pode abrir espaço para mudanças no pleito presidencial de 2026, o que tende a influenciar o apetite dos