
PPI sobe 3,5% nos Estados Unidos na comparação anual
Em janeiro de 2025, os preços ao produtor (PPI) nos Estados Unidos registraram um aumento de 0,4% em relação ao mês anterior, ligeiramente abaixo da revisão para 0,5% observada em dezembro, mas superior à previsão de 0,3%. Os preços dos serviços de demanda final subiram 0,3%, enquanto os preços dos bens aumentaram 0,6%.
A taxa de inflação anual permaneceu estável em 3,5%, igual à revisão para 3,5% em dezembro, superando as expectativas de desaceleração para 3,2%. Este foi o maior aumento desde fevereiro de 2023.
Fatores Contribuintes para o Aumento da Inflação
O aumento nos preços dos ovos, devido a um surto de gripe aviária, e o aumento nos preços de carne, aves e peixe foram fatores significativos para o aumento da inflação.
Expectativas para a Política Monetária do Federal Reserve
O aumento da inflação pode influenciar as decisões do Federal Reserve em relação às taxas de juros. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, indicou que não há pressa em retomar os cortes de taxas de juros, apesar das pressões para reduzi-las.
Histórico dos Preços ao Produtor nos EUA
Historicamente, os preços ao produtor nos Estados Unidos apresentaram um crescimento médio de 3,07% de 1950 a 2025, atingindo um pico de 19,57% em novembro de 1974 e uma mínima de -6,86% em julho de 2009.