
PepsiCo reporta lucro de US$ 1,48 por ação no 1T25
A PepsiCo, Inc. (NASDAQ: PEP) divulgou seus resultados financeiros para o primeiro trimestre de 2025, encerrado em 23 de março. A companhia registrou um lucro ajustado de US$ 1,48 por ação sobre uma receita de US$ 17,92 bilhões, abaixo da estimativa de consenso de US$ 1,51 por ação. A receita caiu 1,8% na base anual. No primeiro trimestre de 2025, as ações da PepsiCo recuaram 1,3%, enquanto o S&P 500 caiu 4,5%.
Destaques Operacionais do 1T25
• Receita total de US$ 17,92 bilhões, queda de 1,8% na base anual.
• Lucro ajustado de US$ 1,48 por ação, ficando 1,99% abaixo da estimativa de consenso.
• Lucro líquido atribuível à PepsiCo de US$ 1,83 bilhão, ante US$ 2,04 bilhões no 1T24.
• Margem bruta estável em US$ 9,99 bilhões; lucro operacional caiu 4,9%.
• Impacto negativo de 3 p.p. do câmbio nas receitas reportadas.
Desempenho por Segmento
PepsiCo Foods América do Norte (PFNA)
• Receita caiu 1%; lucro operacional GAAP cresceu 2%.
PepsiCo Beverages América do Norte (PBNA)
• Receita estável; lucro operacional recuou 10%.
Franquia Internacional de Bebidas
• Receita cresceu 3%; lucro operacional aumentou 6%.
Europa, Oriente Médio e África (EMEA)
• Receita caiu 2%; lucro operacional subiu 3%.
Alimentos América Latina
• Receita caiu 12%; lucro operacional recuou 18%.
Alimentos Ásia-Pacífico
• Receita caiu 2%; lucro operacional caiu 9%.
Perspectivas para 2025
A PepsiCo manteve sua projeção de crescimento de receita orgânica em dígito baixo. No entanto, a companhia revisou sua expectativa de lucro ajustado por ação em moeda constante, que agora deve se manter estável em relação a 2024 (anteriormente previa crescimento de dígito médio).
A companhia também espera:
• Efeito cambial negativo de aproximadamente 3 p.p. nas receitas e no lucro por ação ajustado.
• Declínio de 3% no lucro por ação ajustado em 2025, ante os US$ 8,16 registrados em 2024.
• Taxa efetiva de imposto ajustada de aproximadamente 20%.
• Retorno total aos acionistas de US$ 8,6 bilhões (dividendos de US$ 7,6 bilhões e recompra de ações de US$ 1,0 bilhão).
Estratégias e Prioridades para 2025
- Mitigação de pressões inflacionárias e tarifárias com eficiência operacional.
- Expansão de marcas globais por meio de inovações em produtos e canais.
- Otimização da cadeia de suprimentos e investimentos em automação.
- Retorno sustentável aos acionistas com forte geração de caixa.
Sobre a PepsiCo
A PepsiCo, Inc. (NASDAQ: PEP) é uma companhia global de alimentos e bebidas que atua em mais de 200 países com marcas como Pepsi, Lay’s, Gatorade, Quaker e Tropicana.