Ações

Fitch rebaixa rating da Simpar para ‘BB-’ na escala global e ‘AA(bra)’ na nacional

A Fitch Ratings anunciou o rebaixamento dos ratings da Simpar (SIMH3), controladora de empresas como Grupo Vamos, Movida e JSL. As notas de crédito (IDRs) em moedas estrangeira e local foram rebaixados de ‘BB’ para ‘BB-’, enquanto o rating nacional caiu de ‘AA+(bra)’ para ‘AA(bra)’. A perspectiva foi revista de negativa para estável.

Segundo a agência, o rebaixamento reflete o fato de que a “alavancagem líquida consolidada da Simpar tem excedido, de forma contínua, patamares compatíveis com os de um rating na categoria ‘BB’”. A Fitch também destacou que “a manutenção de taxas de juros elevadas, investimentos ainda significativos e retornos mais baixos sobre o capital investido continuam impactando negativamente a capacidade de a empresa converter EBITDA em fluxo de caixa”, o que prejudica os esforços para a redução da alavancagem.

A decisão da agência atinge também as subsidiárias operacionais do grupo, como o Grupo Vamos, Movida e JSL, por serem controladas direta ou indiretamente pela Simpar. A Fitch afirmou que “as subsidiárias compartilham práticas de gestão financeira do grupo e estão sujeitas à estratégia consolidada da holding”, o que justifica a extensão do rebaixamento.

Apesar da revisão negativa nos ratings, a perspectiva foi alterada para estável, refletindo uma expectativa de melhora gradual. “A Perspectiva Estável incorpora a estimativa de melhora gradual da geração de EBITDA e das margens, sustentada pela forte posição competitiva da empresa no setor brasileiro de locação de veículos e logística”, avaliou a agência. A Fitch também destacou a “maior previsibilidade do fluxo de caixa operacional, proveniente de contratos de longo prazo”, como um fator positivo para o perfil de crédito do grupo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo