Cripto

Busca por títulos do Tesouro Direto cresce com a alta da inflação

Com a alta de 0,75% sobre a taxa básica de juros no País na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a busca por títulos do Tesouro Direto com ligação direta à taxa da inflação voltaram a crescer. 

De acordo com o balanço divulgado pelo próprio Tesouro Direto, esses se tornaram os produtos financeiros mais vendidos da plataforma desde então. Porém, será que esse é o momento de voltar a aplicar recursos neste tipo de investimento?

Por estarem atrelados à inflação e alta de juros, esses títulos não são indicados para qualquer pessoa, já que possuem data de vencimento específica para que os aportes possam ser considerados interessantes e lucrativos. 

Mas, se você ainda tem dúvidas se esse tipo de título do Tesouro Direto é realmente indicado para suas necessidades, confira abaixo alguns dados divulgados pelo relatório mencionado. 

Títulos do Tesouro Direto – IPCA é a alternativa?

O crescimento do Tesouro IPCA desde então aumentou exponencialmente desde setembro do ano passado. Até a divulgação das informações pelo Tesouro, esse produto de investimento representava aproximadamente 42,7% nas vendas da plataforma em abril.

Enquanto isso, o Tesouro Selic, títulos considerados indexados à Taxa Básica de Juros do País, era de 36,5% no mês, enquanto os prefixados, com taxa combinada a ser paga no dia do vencimento, tinham a busca de 20,8% da demanda. 

Pelos rendimentos renderem de maneira direta e interligada com a inflação durante o período de aplicação, os títulos do Tesouro Direto IPCA costumam ser indicados para o longo prazo, para quem tem planos de aposentadoria, por exemplo. 

Além disso, vem sendo uma das melhores oportunidades para quem deseja estar sempre lucrando em cima dos juro real, já que a taxa recebida será sempre maior, independentemente da taxa praticada no momento de compra. 

Para quem pensa em montar o patrimônio de maneira rápida, essa talvez não seja a melhor oportunidade. Mas, se a ideia é diversificar os investimentos e contar com a segurança de órgãos como o Tesouro Nacional, esse pode ser um bom momento para começar a pensar em investir em títulos do Tesouro Direto IPCA. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo