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Azul entra com pedido de Chapter 11 nos EUA após fechar acordos com credores e parceiros

O conselho de administração da Azul (AZUL4) aprovou a submissão da companhia ao Chapter 11, processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, como parte de uma estratégia de reestruturação financeira acordada com seus principais credores, parceiros e arrendadores. A decisão foi comunicada nesta quarta-feira (28).

Segundo fato relevante, a Azul celebrou acordos com seus principais stakeholders, incluindo detentores de títulos, sua maior arrendadora, a AerCap, e as companhias aéreas parceiras United Airlines e American Airlines, com o objetivo de implementar uma transformação completa na estrutura de capital da companhia.

“O processo da Azul é inédito na região, dado que se inicia com o apoio já formalizado de grande parte dos stakeholders estratégicos”, informou a empresa. A Azul destacou que o Chapter 11 permitirá “reduzir significativamente o endividamento, gerar caixa e garantir a sustentabilidade de longo prazo”.

Durante o processo, a empresa garantiu um financiamento DIP (debtor-in-possession) de aproximadamente US$ 1,6 bilhão, sendo US$ 670 milhões em nova liquidez. Esse financiamento será amortizado na saída do processo com uma oferta de ações de até US$ 650 milhões, além de um possível investimento adicional de até US$ 300 milhões por parte da United e da American, sujeito a condições.

“A Azul continua a voar – hoje, amanhã e no futuro. Esses acordos marcam um passo significativo na transformação do nosso negócio, pois nos permitirá emergir como líderes do setor nos principais aspectos da nossa atividade”, afirmou o CEO da Azul, John Rodgerson. Ele destacou que a reestruturação visa otimizar a estrutura de capital, sobrecarregada pelos impactos da pandemia, por fatores macroeconômicos e pela crise na cadeia de suprimentos da aviação.

A AerCap, principal arrendadora da companhia, também manifestou apoio. “Estamos confiantes de que a Azul sairá ainda mais forte desse processo. Juntas, AerCap e Azul são as maiores operadoras de aeronaves Embraer E2, fortalecendo como ninguém a indústria de aviação brasileira”, declarou Aengus Kelly, CEO da AerCap.

Pelo lado dos parceiros estratégicos, Andrew Nocella, Vice-Presidente Executivo e Chief Commercial Officer da United Airlines, afirmou que “a Azul é mais do que uma parceira comercial — sua abordagem centrada no cliente e sua malha única melhoraram significativamente a experiência do passageiro no Brasil. Por isso, apoiamos a reestruturação e firmamos um novo acordo para construir uma parceria ainda mais forte”.

Stephen Johnson, Vice-Chair e Chief Strategy Officer da American Airlines, acrescentou: “Estamos confiantes de que o plano da Azul trará benefícios importantes para o mercado de aviação brasileiro e para os viajantes. Nossa malha, combinada com os parceiros GOL, JetSMART e a força da rede da Azul, oferecerá aos nossos clientes uma conectividade ainda maior nas Américas”.

A Azul ressaltou que “suas operações seguem normalmente, com a manutenção de todos os bilhetes, pontos de fidelidade e benefícios aos clientes”, reforçando seu compromisso de conectar o Brasil com excelência em serviço.

O processo prevê a eliminação de mais de US$ 2 bilhões em dívidas financeiras, além de readequações em contratos de leasing e otimização da frota.

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