
Vendas de casas usadas sobem para 4,03 milhões em maio nos EUA
As vendas de casas usadas nos Estados Unidos aumentaram 0,8% em maio de 2025 em relação ao mês anterior, para uma taxa anualizada ajustada sazonalmente de 4,03 milhões de unidades. O resultado veio acima das expectativas do mercado, que projetavam uma queda para 3,96 milhões, e da taxa registrada em abril (4,00 milhões).
Alta é puxada por regiões do Leste e Sul dos EUA
O avanço foi impulsionado por altas nas regiões Nordeste (+4,2%), Meio-Oeste (+2,1%) e Sul (+1,7%), que compensaram a queda observada no Oeste do país (-5,4%). O preço mediano das residências vendidas ficou em US$ 422.800.
Segundo Lawrence Yun, economista-chefe da National Association of Realtors (NAR), “as vendas relativamente contidas ainda refletem o impacto das taxas de hipoteca persistentemente elevadas. A redução dos juros deve atrair mais compradores e vendedores, o que pode aumentar a mobilidade da força de trabalho e impulsionar o crescimento econômico”.
O que são as vendas de casas usadas?
O indicador mede o número de residências previamente ocupadas que foram vendidas em determinado mês. Representa a maior parte do mercado imobiliário dos EUA e é um termômetro importante da atividade econômica, já que movimenta diversos setores, como construção, reformas, seguros e crédito.
O termo “Taxa anualizada ajustada sazonalmente” significa que os dados foram corrigidos para eliminar variações típicas de cada época do ano e projetam o resultado de um mês como se ele se repetisse durante os 12 meses seguintes.