Economia

2ª estimativa do PIB nos EUA aponta para crescimento de 2,3%

A economia dos Estados Unidos, de acordo com a segunda estimativa do Bureau of Economic Analysis (BEA), expandiu 2,3% no quarto trimestre de 2024, na comparação anualizada, marcando o crescimento mais lento em três trimestres. Esse resultado ficou abaixo do aumento de 3,1% registrado no terceiro trimestre, mas em linha com a 1ª estimativa. O desempenho econômico foi impulsionado, principalmente, pelo consumo pessoal, que aumentou 4,2%, o maior crescimento desde o primeiro trimestre de 2023.

Consumo Pessoal e Gastos

O consumo pessoal continuou a ser o principal motor do crescimento econômico, com os gastos das famílias aumentando em ambos os setores de bens e serviços. Os gastos com bens cresceram 6,1%, enquanto os gastos com serviços aumentaram 3,3%, ambos dentro das expectativas.

Comércio Exterior

As exportações caíram, mas de forma menos acentuada do que o esperado, com uma queda de 0,5% em vez de 0,8%. As importações, por outro lado, diminuíram mais do que o inicialmente projetado, registrando uma queda de 1,2% contra uma previsão de 0,8%. Como resultado, a contribuição líquida do comércio foi positiva em 0,12 pontos percentuais, o que ajudou a impulsionar o crescimento econômico.

Gastos do Governo e Estoques

Os gastos do governo também contribuíram positivamente para o crescimento, com um aumento de 2,9%, superando a expectativa de 2,5%. Contudo, os estoques privados cortaram 0,81 pontos percentuais do crescimento, um valor inferior à redução de 0,93 pontos percentuais prevista.

Investimentos

O investimento fixo, no entanto, contraiu-se mais do que o esperado, com uma queda de 1,4%, comparada à previsão de -0,6%. O investimento em equipamentos caiu 9%, maior do que a queda de 7,8% prevista, e o investimento em produtos de propriedade intelectual não registrou aumento, permanecendo estável em 0%, enquanto a previsão era de um crescimento de 2,6%. Por outro lado, o investimento residencial teve um desempenho melhor do que o esperado, crescendo 5,4%, acima da expectativa de 5,3%.

Crescimento Anual de 2024

Ao considerar todo o ano de 2024, a economia dos EUA avançou 2,8%, refletindo um crescimento moderado, mas ainda positivo, que foi impulsionado principalmente pelo consumo pessoal e pelos gastos do governo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo